Uma nova abordagem para resolução de conflitos envolvendo trajetórias 4D de aeronaves

/Codificação de imagens com autoencoders variacionais

/Asymmetric Unification and DisUnification Modulo

/Node2FaaS: uma abordagem eficiênte para execução de aplicações NodeJS utilizando Function as a Service

Horário: 14h

Palestrante: Lucas Borges Monteiro (doutorando)

Orientador: Prof. Li Weigang

Título: Uma nova abordagem para resolução de conflitos envolvendo trajetórias 4D de aeronaves

Resumo:Em um cenário de crescente demanda por transporte aéreo é fundamental o desenvolvimento de metodologias mais eficientes para o Gerenciamento do Tráfego Aéreo (Air Traffic Management, ATM). Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica dos estudos mais recentes na área de resolução de conflitos entre aeronaves. Adicionalmente, será apresentada a fundamentação teórica necessária para compreensão dos conceitos relacionados à navegação 4D e os fenômenos que causam impacto direto nas trajetórias das aeronaves. Por fim, o presente trabalho propõe uma nova metodologia de resolução de conflitos entre trajetórias 4D, objetivando a escolha de trajetórias ótimas em cenários de difícil predição como, por exemplo, com a presença de zonas climáticas adversas.

 

Horário: 14h30

Palestrante: Nilson Donizete Guerin (doutorando)

Orientador: Prof. Bruno Macchiavello

Título: Codificação de imagens com autoencoders variacionais

Resumo: Compressão de imagens é tradicionalmente uma das tarefas sobre a qual supunha-se que redes neurais seriam boas em realizar. Todavia, até pouco tempo, havia pouca evidência que seria possível treinar uma única rede neural que fosse competitiva em várias taxas e tamanhos de imagens. Autoencoders têm sido utilizados para reduzir e aumentar a dimensionalidade de imagens, o que faz deles abordagens com características ideais para a tarefa de compressão. Embora o desempenho de algumas técnicas clássicas de codificação de imagens ainda sejam superiores às abordagens neurais, alguns resultados recentes mostram que os autoencoders têm potencial para tornarem-se competitivos no futuro. Em especial destacam-se os autoencoders variacionais, que têm otimização simultânea de taxa e distorção embutidas no treinamento. Tendo em vista estes aspectos, serão apresentadas e comparadas as abordagens de codificação neural de imagens com o uso dos autoencoders variacionais.

 

Horário: 15h

Palestrante: Mehwish Arshid (mestranda)

Orientador: Prof. Mauricio Ayala Rincon

Título: Asymmetric Unification and DisUnification Modulo

Resumo: Asymmetric unification and disunification modulo two different equational theories has been studied, as developed by Ravishankar, Gero and Narendran. Asymmetric unification is a type of equational unification where the right-hand sides of the equations are irreducible with respect to the given term rewriting system. In disunification one solves equations and disequations with respect to an equational theory. These two variants of equational unification have been studied for two equational theories, i.e, ACUN and ACUNh. In addition, an approach has been studied for converting ACUN unifiers to asymmetric one, with uninterpreted function symbols by using the inference rules introduced by Zhiqiang Lui in his PhD dissertation. We are trying to advance in the development of asymmetric unification for ACUNh.

 

Horário: 15h30

Palestrante: Leonardo Rebouças de Carvalho (mestrando)

Orientador: Profa. Aleteia Patricia Araújo

Título: Node2FaaS: uma abordagem eficiênte para execução de aplicações NodeJS utilizando Function as a Service

Resumo: A computação em nuvem emergiu na área da ciência da computação com a proposta de significativa redução de custos e de tempo para disponibilização de infraestrutura. Dentre os diversos modelos de nuvem disponíveis, este trabalho destaca o FaaS, e propõe o framework Node2FaaS. O objetivo é promover a conversão automática e inteligente de aplicações escritas em NodeJS para trabalharem, de maneira transparente, com o modelo FaaS. Os experimentos iniciais demonstraram ganhos significativos de até 170%, no tempo de execução para aplicações com perfil de intensa leitura e escrita de arquivos. Aplicações com alto consumo de CPU e memória RAM também apresentam benefício na adoção de FaaS após a conversão, porém, somente quando atingido um limiar de processos concorrentes.

 

Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação em Informática 2019-2