QualiOSM: Implementação de uma ferramenta para melhorar a inclusão de dados geográficos colaborativos

/On the Behavior of Parallel Island Models

/Serviços do SWIM Registry Brazil: uma nova abordagem com Blockchain

/Análise de técnicas de clusterização para o jogo Final Fantasy XIV

Horário: 14h

Palestrante: Gabriel Franklin Braz de Medeiros (mestrando)

Orientador: Profa. Maristela Terto de Holanda

Título: QualiOSM: Implementação de uma ferramenta para melhorar a inclusão de dados geográficos colaborativos

Resumo: Em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), e mais especificamente, em Sistemas de Informações Geográficas Voluntárias (SIGV), os usuários participam ativamente dos processos de inclusão, alteração e exclusão de objetos. Assim, a questão da qualidade dos dados geográficos torna-se um tema central, uma vez que torna-se importante verificar se alguns parâmetros mínimos de qualidade estão sendo atingidos, tais como a acurácia, a consistência lógica e a completude das informações presentes nesses tipos de sistema. Neste contexto, o presente trabalho desenvolve o aplicativo QualiOSM, com o objetivo de auxiliar os usuários no processo de inclusão de objetos dentro da ferramenta de mapeamento colaborativo OpenStreetMap (OSM). Para a realização deste trabalho, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para que fosse realizado um levantamento dos principais trabalhos acadêmicos relacionados ao tema. Em seguida, a parte prática do trabalho foi elaborada, com o desenvolvimento da ferramenta, a qual possui duas funcionalidades principais: um adicionador de tags, a fim de melhorar a questão da completude das informações no OSM, e um classificador de terreno, a fim de melhorar a questão da visualização dos dados para o usuário mapeador.

 

Horário: 14h30

Palestrante: Lucas Angelo Silveira (doutorando)

Orientador: Prof. Mauricio Ayala

Título: On the Behavior of Parallel Island Models

Resumo:Parallel island models have often been used not only to speeding up evolutionary algorithms but also to increase accuracy. For island  model genetic algorithms, it has been argued that multiple islands preserve the genetic diversity since each island can follow a different search trajectory in the search space. In island models, each island  evolves through a breeding cycle, and  migration policies control the exchange of genetic material. The migration policies are restricted to a graph topology that specifies which pairs of islands are connected and can be static or dynamic. In static topologies, the communication between the islands remain unchanged,  while in dynamic topologies communication may change before each migration process.  This work explores such migration policies proposing different parallel island model for genetic algorithms. To analyze the proposed parallel island models from a general perspective, we used four case-studies related with NP-Hard problems from different fields includingevolutionary  distance,  task  mapping and scheduling and N-Queens completion. For each parallel island model the parameters for migration policies and breeding cycle were calibrated separately before performing experiments. The results obtained showed that there is neither a model which provides better speed-up nor accuracy in general. However, in general models with dynamic  topologies provide better accuracy than those using  static topologies, and models using few islands achieve the best speed-ups. 

 

Horário: 15h

Palestrante: Igor da Silva Bonomo (mestrando)

Orientador: Prof. Li Weigang

Título: Serviços do SWIM Registry Brazil: uma nova abordagem com Blockchain

Resumo: System Wide Information Management (SWIM)abarca definições, infraestrutura e governança, habilitando o controle da informação de tráfego aéreo (ATM). A partir desse conceito, surge também a definição de SWIM Registry, que visa aprimorar a visibilidade das informações relacionadas ao ATM e serviços disponíveis do SWIM. Visto que esse conceito foi desenvolvido e aplicado com sucesso na Europa e nos EUA, em conjunto comum a necessidade do controle de tráfego aéreo brasileiro de ter um modelo que gerencie todas as informações do país e realize a integração de todos os agentes envolvidos. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Laboratório de Modelo Computacional para Transporte Aéreo (TransLab) desenvolveram o SWIM Registry Brazil, que consiste em um repositório contendo os serviços disponíveis no SWIM para o âmbito do Brasil. Entretanto, os serviços implementados possuem uma segurança para os dados abaixo do esperado. A partir desses aspectos, tem-se em uma nova tecnologia conhecida como blockchaina expectativa de aprimorar o sistema ATM, visto que foi empregada com sucesso para gerenciar operações no sistema de criptomoedas Bitcoin.  Devido as suas características e propriedades o blockchainpromove uma maior segurança e autenticidade aos dados. Contudo, esta tecnologia possui algumas limitações em relação ao alto custo computacional e de recursos de hardware para validar um registro e para a vazão dos dados. A primeira etapa da proposta do trabalho é implementar os serviços do SWIM Registry Braziladaptados para uma rede blockchain.

 

Horário: 15h30

Palestrante: Lucas Vanderlei Fernandes (mestrando)

Orientador: Prof. Ricardo Jacobi

Título: Análise de técnicas de clusterização para o jogo Final Fantasy XIV

Resumo: A utilização de dados de uma sessão de jogo para melhor compreender o comportamento do jogador e os possíveis melhoramentos que podem ser realizados em um jogo é um dos objetos de estudo da Game Analytics, domínio de pesquisa multidisciplinar que vem se difundindo amplamente entre pesquisadores da área de jogos eletrônicos. Entretanto, no caso dos MMOGs (Massive Multiplayer Online Games), os tipos de dados disponibilizados para análise não são padronizados, usualmente variando de um jogo para outro. Assim, um dos desafios desta área consiste em determinar o tipo de informação que pode ser obtida de um jogo MMO específico, assim como qual técnica de mineração de dados utilizar ou desenvolver em função da especificidade de sua base de dados. O objetivo deste trabalho é o estudo de técnicas de clusterização aplicadas ao Final Fantasy XIV, jogo que conta com uma base de milhões de jogadores mas disponibiliza apenas uma limitada quantidade de dados de jogo para análise e, portanto, tem sido pouco estudado na literatura. Os resultados obtidos poderão contribuir para uma melhor compreensão sobre os grupos de jogadores contidos emFinal Fantasy XIVe fornecer uma base para o desenvolvimento de trabalhos futuros, além de prover um estudo de caso sobre técnicas de clusterização aplicadas sobre um limitado conjunto de dados de jogo.

 

Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação em Informática 2019-2