Proposta de mecanismos eficientes em termos de vazão e uso de recursos no contexto de comunicações full-duplex

The Turing Completeness of PVS0

Modelo Adaptativo de Objetos para Domínio de Normas Jurídicas Utilizando Ontologia de Fundamentação

Horário: 14h

Palestrante: Lucas de Melo Guimarães (doutorando)

Orientador: Prof. Jacir Luiz Bordim

Título: Proposta de mecanismos eficientes em termos de vazão e uso de recursos no contexto de comunicações full-duplex

Resumo:Espera-se que as comunicações full-duplexpossuam um papel importante na quinta geração de redes móveis sem fio (5G), uma vez que espera-se que estas apresentem melhorias significativas relacionadas ao uso do canal e ao aumento de vazão. Entretanto, para se obter os benefícios esperados das comunicações full-duplex, é necessário que os protocolos de controle de acesso ao meio sejam projetados se valendo ao máximo das potenciais vantagens advindas do uso das comunicações full-duplex. Apesar disso, a maioria das técnicas de controle de acesso ao meio existentes são construídas com base no padrão IEEE 802.11 que foi projetado para comunicações half-duplex. Neste contexto, este trabalho propõe técnicas de controle de acesso ao meio que visam prover um melhor uso do canal que o obtido com os protocolos existentes. Foram feitas avaliações preliminares comparando as técnicas propostas com protocolos do estado da arte, obtendo resultados que indicam relevantes melhorias.

 

Horário: 14h30

Palestrante: Thiago Mendonça Ferreira Ramos (doutorando)

Orientador: Prof. Mauricio Ayala-Rincon

Título: The Turing Completeness of PVS0

Resumo:PVS0 is a first-order functional language designed to show termination of PVS functions. In this lecture we present PVS0, properties as Undecidability of Halting Problem, Rice`s Theorem, Fixed-pointed and Turing Completeness.

 

Horário: 15h

Palestrante: Jideão José Vieira Filho (mestrando)

Orientador: Profa. Edna Dias Canedo

Título: Modelo Adaptativo de Objetos para Domínio de Normas Jurídicas Utilizando Ontologia de Fundamentação

Resumo:Modelos Adaptativos de Objetos (AOM, do inglês Adaptive Object Model) permitem a evolução de sistemas de informação sem necessidade de alteração de código fonte ou de metadados de bancos de dados. Uma Ontologia de Fundamentação provê estruturas e restrições para auxiliar na construção de Ontologias de Domínio e Ontologias de Sistema de qualidade. Nossa abordagem pretende unir AOMs com a Ontologia de Fundamentação UFO (Unified Foundational Ontology) para permitir que softwares do domínio de normas jurídicas possuam um modelo de objetos que possa ser alterado em tempo de execução, mas que mantenha as restrições de qualidade fornecidas pela UFO.

 

Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação em Informática 2019-2