Seminários da Pós-Graduação em Informática

Data: 03 de maio de 2019

Local: Sala Multiuso CIC 

Horário: 14h

Palestrante: Henrique Costa Jung (mestrando)

Orientador: Prof. Bruno Macchiavello

Título: Compressão de Imagens usando Redes Neurais

Resumo: Para comprimir imagens usando redes neurais nós usamos redes chamadas de autoencoders, que tentam reproduzir em sua saída a mesma imagem que receberam na entrada, e gerando uma representação em suas camadas intermediárias. A proposta é mostrar algumas arquiteturas de autoencoder (principalmente autoencoders usando camadas LSTM e por transformadas não-lineares)que estão obtendo bons resultados nessa área, e algumas adaptações feitas pelo grupo de pesquisa, tanto baseadas em técnicas mais clássicas de compressão de imagens quanto as com foco maior em redes neurais.

Horário: 14h20

Palestrante: Frederico Guth (mestrando)

Orientador: Prof. Teófilo de Campos

Título: Uma Breve Introdução à Teoria de Aprendizagem Computacional

Resumo:Teoria da Complexidade Computacional, um dos mais importantes ramos da Teoria da Computação, objetiva classificar problemas computacionais de acordo com sua dificuldade, expressa em termos da quantidade de tempo (passos) ou espaço necessário para sua solução. Teoria da Aprendizagem Computacional, em Inteligência Artificial, objetiva estudar a complexidade de problemas em termos da quantidade de amostras necessárias para seu aprendizado. Nesta brevíssima introdução a Teoria de Aprendizagem Computacional, será apresentado o framework de aprendizado Probability Approximately Correct learning (Leslie Valiant, 1984), que deu início a esta área de estudo.

Horário: 15h20

Palestrante: Ranyelson Neres Carvalho (mestrando)

Orientador: Prof. Jacir Bordim

Título: Desenvolvimento de um mecanismo de segurança em redes definidas por software

Resumo:Redes definidas por software (SDN) representam uma nova arquitetura de rede que fornece controle central sobre a rede. A principal inovação por trás de uma rede SDN é o desacoplamento entre o plano de dados e plano de controle, o que define em um ambiente programável. No plano de controle, o controlador suporta a execução de serviços que definem as políticas de controle e as distribui no plano de dados por meio de um protocolo padrão, como o OpenFlow. Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados por essa arquitetura, a segurança de uma rede SDN ainda é motivo de preocupação. Os ataques de negação de serviço (DoS) é um dos principais desafios desta rede, devido as vulnerabilidades existentes entre as camadas. Há uma preocupação da comunidade cientifica em desenvolver mecanismos de segurança que sejam capazes de identificar e mitigar ataques de negação de serviço, de modo a não impor uma carga prejudicial ao controlador ou no plano de dados, garantindo a escalabilidade e resiliência da rede.

Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação em Informática 2019-1